Propõe um sistema de prevenção de erosões e uma metodologia de monitoramento para o controle e a estabilização dos terrenos.
O Programa de Prevenção, Monitoramento e Controle de Erosões está baseado na realização das atividades de “Planejamento”, “Monitoramento”, “Ações Preventivas, de Controle e Reabilitação de Focos de Instabilidade” e “Inspeção, Avaliação e Conceituação de Soluções Geotécnicas”.
- Planejamento: possibilitar a percepção, a avaliação e a organização das demais atividades, buscando propostas, resultados e soluções;
- Monitoramento: monitorar o destino do material de desmate, da limpeza do terreno e solo orgânico, inspecionar as estruturas e os dispositivos de drenagem (bueiros, sarjetas, descidas de água, valetas, dissipadores de energia etc.). Observar a evolução da conformação dos taludes de cortes e aterros e a recuperação das coberturas vegetais implantadas pelo Plano de Recuperação de Áreas Degradadas;
- Ações Preventivas de Controle e Reabilitação de Focos de Instabilidade: construção e implantação dos dispositivos de drenagem nas estradas e acessos. Construção e contenção nas áreas susceptíveis a ocorrência de materiais inconsolidados. Implantação de sistemas de drenagem baseados na condução da água pluvial através de canaletas e realização de intervenções e inspeções nas áreas de interferência.