As mudas são produzidas na Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash, com o objetivo de estimular a preservação do meio ambiente. Foram entregues aproximadamente 1.700 mudas.
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Potássio do Brasil, entregou nesta terça-feira (30/05), um lote de mudas frutíferas e florestais para associações do interior do estado.
Inicialmente foram três municípios beneficiados com as entregas. A Comunidade Santo Antônio, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros da capital), recebeu 375 mudas; a Associação Renascer e Associação Maná, no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), receberam 760 mudas; e a Comunidade São Francisco de Assis, em Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), recebeu 565 mudas frutíferas e florestais.
A parceria tem como objetivo combater a crise climática global, além de fortalecer e fomentar a produção rural na região, contribuir para a segurança alimentar e nutricional, captura de gases de efeitos estufa, proteger os mananciais, recuperar áreas degradadas e restaurar a biodiversidade local.
Vale ressaltar que as mudas são produzidas na Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash Corp, localizada na Vila de Urucurituba, no município de Autazes (distante 113 quilômetros da capital), no Amazonas. O viveiro iniciou no ano de 2021, e já conta com a produção de mais de 42 mil mudas de 55 espécies agroflorestais.
“O objetivo dessa ação é estimular a defesa pelo meio ambiente através do plantio das mudas frutíferas e florestais, além do apoio aos agricultores que tem sua base na produção da agroecologia. Isso vai proporcionar uma oferta de produtos regionais de melhor qualidade a toda nossa sociedade”, explicou Waldélia Garcia, chefe do departamento técnico da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror.
Os agricultores contemplados são beneficiários do Projeto Prioritário de Agroecologia do Idam.
Dentre as mudas recebidas pelas associações estão: cupuaçu, jenipapo, bacaba, limão regional, pitanga, jabuticaba, sumaúma, cacau, cumaru, patauá, urucum, puruí, mogno, ipê amarelo e açaí.
Doação
A primeira entrega dessa parceria ocorreu no lançamento do Plano Safra 2023/2024, com a distribuição de 1000 mudas frutíferas e florestais na parte externa do Vasco Vasques para os produtores presentes no evento.
Foto: Divulgação/Sepror
Conteúdo Produzido pela Sepror