20 de agosto de 2025
- Acordo apoia o Plano Nacional de Fertilizantes do Brasil, ao produzir um mineral crítico que fortalece a cadeia de suprimentos agrícolas doméstica para os agricultores.
- Acordo vinculante “take-or-pay” representa o segundo grande marco comercial após os contratos com a AMAGGI, que agora totalizam ~1,5 milhão de toneladas anuais, equivalente a ~60% da capacidade de produção planejada.
MANAUS, Brasil, 20 de agosto de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) – A Brazil Potash Corp. (“Brazil Potash” ou “Companhia”) (NYSE-American: GRO), empresa de exploração e desenvolvimento mineral com um projeto agrícola de potássio crítico – o Projeto Autazes – anunciou hoje a execução de um acordo definitivo de offtake entre a Potássio do Brasil Ltda., subsidiária integral da Companhia, e a Keytrade Fertilizantes Brasil Ltda. (“Keytrade”), subsidiária brasileira da Keytrade AG, uma das principais empresas globais de comércio de fertilizantes.
O acordo vinculante (“Acordo”) estabelece um compromisso “take-or-pay” de 10 anos, no qual a Keytrade se compromete a adquirir até ~900.000 toneladas de potássio por ano do Projeto Autazes. Esse contrato finaliza o memorando de entendimentos anunciado em 16 de janeiro de 2025.
“Este acordo com a Keytrade é um marco significativo no desenvolvimento comercial da Brazil Potash”, disse Matt Simpson, CEO da Brazil Potash. “Somado ao nosso contrato existente de take-or-pay com a Amaggi Exportação e Importação Ltda., agora temos compromissos firmes de ~1,45 milhão de toneladas da nossa produção anual planejada de ~2,4 milhões de toneladas. Esses contratos de longo prazo fornecem a certeza de receita essencial para garantir o financiamento do projeto e avançar com a construção.”
“Estamos muito satisfeitos em anunciar um contrato importante com a Brazil Potash para distribuir até 900.000 toneladas de potássio para a indústria brasileira. Essa parceria marca um momento decisivo para a Keytrade e reforça nosso compromisso com o apoio à agricultura sustentável no Brasil”, disse Anthony Jezzi, CEO da Keytrade Fertilizantes Brasil. “Há mais de 28 anos, a Keytrade auxilia clientes na aquisição de fertilizantes em todo o mundo, oferecendo serviços personalizados para atender às necessidades locais. Temos orgulho de agora incluir o potássio brasileiro em nosso portfólio. Esta colaboração com a Brazil Potash é um passo estratégico para reduzir a dependência de importações e fomentar o crescimento econômico na região amazônica. A Keytrade sente-se privilegiada por ter sido escolhida para assumir essa importante missão e espera por uma parceria de sucesso que beneficie ambas as empresas e fortaleça o futuro agrícola do Brasil.”
Termos principais do acordo
- Compromisso de volume: a Keytrade comprará de 30% a 37% da produção anual de potássio da Brazil Potash, até o máximo de 900.000 toneladas/ano, em regime take-or-pay.
- Duração do contrato: o prazo está alinhado com as necessidades de financiamento do projeto da Companhia, garantindo visibilidade e estabilidade de receita de longo prazo.
- Estrutura de preços: a Keytrade receberá uma taxa de comercialização, e o Acordo inclui cláusula de compartilhamento de lucros, alinhando os incentivos entre as partes, considerando a vantagem estratégica de localização da Brazil Potash e o esperado menor teor de finos.
- Ramp-up de produção: as obrigações da Keytrade começarão com o início da produção e aumentarão proporcionalmente até atingir a plena capacidade.
- Flexibilidade estratégica: o Acordo permite que a Brazil Potash ceda direitos de recebíveis futuros a instituições financeiras, como forma de apoio ao financiamento do projeto.
Avanço da estratégia comercial
Com a finalização do Acordo com a Keytrade, a Brazil Potash já assegurou contratos vinculantes cobrindo aproximadamente 60% da produção planejada. A Companhia também está em negociações avançadas com outro parceiro, o que pode elevar o volume total contratado para cerca de 91% da capacidade anual. O restante da produção será destinado a vendas spot, para apoiar agricultores, compensar paradas de manutenção e variabilidade de produção.
Esse acordo estratégico segue-se ao memorando de entendimento recentemente anunciado para a construção de uma linha de energia de aproximadamente US$ 200 milhões e um investimento de US$ 20 milhões com a Fictor Energia, para fornecimento de energia renovável.
Sobre a Keytrade AG
A Keytrade AG, fundada na Suíça em maio de 1997 por negociadores seniores de fertilizantes minerais com décadas de experiência no setor, é hoje uma das principais companhias globais de fertilizantes. Possui escritórios em diversos países, atendendo fornecedores, distribuidores, varejistas e usuários finais em mais de 115 países. Além do comércio e marketing de fertilizantes convencionais, a Keytrade também atua em investimentos de impacto e, por meio de sua subsidiária WeGrow, distribui fertilizantes e aditivos inovadores e sustentáveis para aplicações agrícolas técnicas.
Sobre a Brazil Potash
A Brazil Potash (NYSE-American: GRO) (www.brazilpotash.com) está desenvolvendo o Projeto Autazes para fornecer fertilizantes sustentáveis a um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. O Brasil é fundamental para a segurança alimentar global, com abundância de água doce, terras aráveis e clima ideal para cultivo o ano todo. No entanto, em 2021, o país importou mais de 95% de seu potássio, apesar de possuir um dos maiores depósitos não desenvolvidos do mundo. O potássio produzido será transportado principalmente por barcaças fluviais de baixo custo, em parceria com a Amaggi (www.amaggi.com.br), um dos maiores produtores e operadores logísticos agrícolas do Brasil. Com produção anual inicial planejada de até 2,4 milhões de toneladas/ano, a administração da Brazil Potash acredita que poderá suprir aproximadamente 20% da demanda atual de potássio no Brasil. O plano é que 100% da produção seja vendida domesticamente, reduzindo a dependência de importações e mitigando cerca de 1,4 milhão de toneladas/ano de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Nota de cautela sobre declarações prospectivas
Este documento contém declarações prospectivas, conforme definido na legislação dos EUA (Securities Act de 1933 e Securities Exchange Act de 1934). Essas declarações não são fatos históricos e incluem expectativas da administração quanto a: estratégia futura, planos de expansão, cronogramas de desenvolvimento do projeto, capacidade de produção, demanda de mercado, vantagens de custo, benefícios ambientais, regulamentação governamental, entre outros fatores. As declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas, muitos fora do controle da Companhia, incluindo: flutuações na oferta e demanda de potássio, pressões competitivas, variações cambiais, condições geológicas ou ambientais inesperadas, alterações legislativas e regulatórias, obtenção de licenças, capacidade de financiar o projeto, riscos operacionais.
Os leitores são advertidos a não depositar confiança excessiva nessas declarações. A Brazil Potash não assume obrigação de atualizar publicamente previsões ou revisões, salvo quando exigido por lei.
Contato:
Brazil Potash – Relações com Investidores
info@brazilpotash.com
Fonte: BRAZIL POTASH CORP