Brazil Potash estima até US$ 94 milhões em potenciais economias fiscais junto ao governo brasileiro após registro na SUFRAMA

  • A Companhia recebe registro oficial da SUFRAMA, viabilizando o acesso a incentivos fiscais federais
  • Marco demonstra forte apoio do governo federal brasileiro e reduz riscos de premissas-chave do projeto

MANAUS, Brasil, 16 de dezembro de 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Brazil Potash Corp. (“Brazil Potash” ou a “Companhia”) (NYSE-American: GRO e B3: GROP31), empresa de exploração e desenvolvimento mineral com um projeto agrícola de potássio considerado mineral crítico, o Projeto Potássio Autazes, anunciou que sua subsidiária integral brasileira, Potássio do Brasil Ltda., recebeu o registro oficial da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a autarquia federal responsável pela gestão dos regimes de incentivos fiscais no âmbito da Zona Franca de Manaus (ZFM), na Região da Amazônia Ocidental. O registro na SUFRAMA significa que a Companhia está habilitada a operar sob os procedimentos de incentivos fiscais administrados pela SUFRAMA, sujeita às regras aplicáveis, aprovações e autorizações específicas do projeto.

A Companhia estima que o acesso aos regimes federais de incentivos fiscais administrados pela SUFRAMA poderá resultar em até aproximadamente US$ 94 milhões em economias tributárias estimadas ao longo da fase de construção, sujeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis e às autorizações individuais. Esse marco valida premissas financeiras fundamentais que sustentam o modelo econômico do projeto e demonstra o contínuo e forte apoio das autoridades federais brasileiras.

Em reconhecimento a esse marco, o Superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva, convidou representantes da Brazil Potash para receberem pessoalmente o certificado de registro em uma cerimônia formal em Manaus. O encontro, que ocorreu em 16 de dezembro de 2025, contou com a presença de representantes da empresa, incluindo o Diretor de Projeto, Raphael Bloise, e destacou a relação colaborativa entre o governo federal e o Projeto Potássio Autazes.

“Garantir o registro na SUFRAMA é um marco importante que sustenta as projeções fiscais que há muito prevíamos para o Projeto Autazes”, disse Raphael Bloise, Diretor de Projeto da Potássio do Brasil. “Esse registro aumenta a visibilidade e a previsibilidade do nosso modelo financeiro, enquanto os incentivos fiscais efetivos permanecem sujeitos às regras, procedimentos e autorizações específicas do projeto, e reforça o compromisso do governo federal em apoiar o desenvolvimento mineral estratégico na região amazônica. ”

Como entidade registrada na Região da Amazônia Ocidental, a Potássio do Brasil passa agora a estar habilitada a solicitar e operar sob os seguintes regimes federais de incentivos fiscais, sujeitos aos procedimentos e aprovações aplicáveis:

  • Imposto de Importação (II): Potencial isenção ou redução de impostos sobre importações qualificadas realizadas no âmbito da Zona Franca de Manaus, sujeita aos procedimentos e aprovações da SUFRAMA e da Receita Federal.
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): Isenção sobre bens qualificados importados ou produzidos no âmbito da ZFM, sujeita às regras e aprovações aplicáveis.

Essas isenções se aplicam aos investimentos em capital durante a fase de construção do Projeto Potássio Autazes e são administradas pela SUFRAMA, autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.

Sobre a Brazil Potash

A Brazil Potash (NYSE-American: GRO) (www.brazilpotash.com) está desenvolvendo o Projeto Autazes para fornecer fertilizantes sustentáveis ​​a um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. O Brasil é crucial para a segurança alimentar global, pois possui uma das maiores reservas de água doce, terras aráveis ​​e um clima ideal para o cultivo durante todo o ano. No entanto, o país é vulnerável, visto que importou mais de 95% de seu fertilizante potássico em 2021, apesar de possuir o que se prevê ser uma das maiores bacias de potássio inexploradas do mundo em seu próprio território. O potássio produzido será transportado principalmente por meio de barcaças fluviais de baixo custo em um sistema fluvial interior, em parceria com a Amaggi (www.amaggi.com.br), uma das maiores produtoras agrícolas e operadoras logísticas de produtos agrícolas do Brasil. Com uma produção anual inicial planejada de até 2,2 milhões de toneladas de potássio, a administração da Brazil Potash acredita que poderá suprir aproximadamente 20% da demanda atual de potássio no Brasil. A administração prevê que 100% da produção da Brazil Potash será vendida no mercado interno para reduzir a dependência do Brasil em relação às importações de potássio e, simultaneamente, mitigar aproximadamente 1,4 milhão de toneladas por ano de emissões de gases de efeito estufa.

Declaração de Isenção de Responsabilidade sobre Declarações Prospectivas

Este comunicado de imprensa inclui declarações prospectivas, que são declarações que não constituem fatos históricos. Palavras como “espera”, “antecipa”, “acredita”, “pretende”, “irá” e expressões semelhantes têm o objetivo de identificar declarações prospectivas. Tais declarações prospectivas, incluindo declarações relativas à nomeação do Sr. Leite, sua experiência e qualificações, atividades de financiamento do projeto, avanço da construção, o desenvolvimento planejado do Projeto Autazes e os benefícios esperados da nomeação do Sr. Leite, estão sujeitas a riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do controle da Companhia, incluindo aqueles descritos na seção “Fatores de Risco” da declaração de registro da Companhia no Formulário F-1, conforme alterada, para o IPO arquivado na SEC e o prospecto PREP suplementar arquivado em cada uma das províncias e territórios do Canadá, exceto Quebec. Os leitores são advertidos a não depositar confiança indevida em nenhuma dessas declarações prospectivas. Essas declarações prospectivas referem-se apenas à data deste documento. A Empresa expressamente se exime de qualquer obrigação ou compromisso de divulgar publicamente quaisquer atualizações ou revisões de quaisquer declarações prospectivas aqui contidas para refletir qualquer mudança nas expectativas da Empresa a esse respeito ou qualquer mudança nos eventos, condições ou circunstâncias em que qualquer declaração se baseia, a menos que exigido por lei.

Leia Mais:

Siga Nossas Redes