- A participação faz parte da responsabilidade social da Potássio do Brasil com a população de Autazes e região;
- O estande da empresa será um polo de conhecimento sobre os avanços do Projeto Potássio Autazes, bem como, apresentação dos benefícios socioeconômicos e ambientais que compõem o Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA) liderado pela Prefeitura.
MANAUS, Autazes-AM, 17 de novembro de 2025 – A Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash Corp (NYSE-American: GRO), anuncia sua participação da XXIV Feira Agropecuária e da XXV Festa do Leite de Autazes (município a 120 km de Manaus). A empresa estará com um estande apresentando os avanços do Projeto Potássio Autazes e seus benefícios para população do município amazonense. Os eventos acontecerão simultaneamente entre os dias 26 a 29 de novembro, no Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá.
Com amplo e confortável espaço, o estande irá apresentar os avanços do Projeto Potássio Autazes, licenciado para implantação e também o Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA) que está sendo conduzido pela Prefeitura de Autazes em conjunto com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e diversas entidades parceiras, buscando o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município antes, durante e depois da operação de extração do potássio.
O espaço também contará com um ambiente “instagramável”, onde a população poderá interagir com os grãos de potássio. Serão distribuídos para população mudas florestais e frutíferas produzidas no viveiro da Potássio do Brasil, na Vila de Urucurituba em Autazes, local onde estão sendo realizadas as obras de implantação do Projeto. Também haverá degustação de queijos premiados de Autazes produzidos por agroempreendedores do município. O povo indígena Mura também terá um local de destaque e valorização da sua cultura.
O ambiente será um ponto de diálogo aberto com a comunidade, permitindo que os visitantes esclareçam dúvidas sobre o projeto e conheçam os benefícios socioeconômicos e ambientais do município.
“Participar desta tradicional festa de Autazes faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento do município, uma vez que, ela movimenta a economia local, exalta a cultura do município e reforça o diálogo com a população, reafirmando nosso compromisso como uma empresa cidadã”, explica Raphael Bloise, presidente da Potássio do Brasil. “Colocamos a comunidade local e o meio ambiente no centro de nossas decisões e com a liderança da Prefeitura de Autazes e parceria com diversas instituições vamos juntos implantar o maior programa de desenvolvimento socioeconômico e sustentável da história de Autazes”, destacou.
Nesta edição, a Potássio do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Autazes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou cerca de mil mudas para distribuição gratuita durante a festa. A ação incentiva práticas de conservação e educação ambiental no município. Outras 9 mil mudas também foram doadas recentemente à Prefeitura para 3ª edição do projeto Planta Autazes.
Considerada uma das principais celebrações da economia criativa do município, a Festa do Leite inclui rodeios, corridas de cavalo, exposição de animais, feira de agronegócios, atrações musicais e o tradicional desfile das candidatas à rainha do leite, destacando a relevância da cadeia leiteira para a renda das famílias autazenses.

PROJETO POTÁSSIO AUTAZES HOJE – O Projeto Potássio Autazes segue seu cronograma de implantação cumprindo os passos estabelecidos na Licença de Instalação (LI) e suas condicionantes, emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). As obras estão na fase de atividades fundamentais de prospecção e monitoramento arqueológico, resgate de fauna e limpeza do terreno, essenciais para garantir o avanço do projeto para as etapas de terraplanagem e, depois, obras civis.
No entorno da região da Vila de Urucurituba, em Autazes, está todo o conjunto de obras da mina e usina de beneficiamento do potássio, bem como, o porto fluvial que irá escoar o potássio produzido, pelo rio madeira, por meio de barcaças.
A Potássio do Brasil também celebrou a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) com a Fictor & WTT SA (Fictor Energia) que financiará e construirá a linha de transmissão de energia que atenderá o Projeto Potássio Autazes, a um custo estimado de aproximadamente US$ 200 milhões, além de aportar um investimento estratégico de capital de US$ 20 milhões. A iniciativa assegura o fornecimento de energia limpa de longo prazo para o empreendimento e reforça a confiança de investidores no potencial do projeto.
Recentemente, um terceiro e último acordo comercial definitivo de fornecimento entre a Potássio do Brasil e a Kimia Solutions Ltda., integrante do grupo Bulkfertz, empresa brasileira de comercialização e distribuição de fertilizantes, garantiu um compromisso de 10 anos no modelo take-or-pay, pelo qual a Kimia se compromete a comprar um volume da produção de potássio do Projeto Potássio Autazes, a preços de mercado. Com isso, a Potássio do Brasil alcançou cerca de 91% da capacidade contratada do seu potássio que ainda será produzido.
O primeiro acordo fechado pela Potássio do Brasil trata do transporte da produção de potássio via barcaças fluviais de baixo custo, em parceria com a Amaggi, um dos maiores produtores agrícolas e operadores logísticos do Brasil. Com uma produção inicial prevista de até 2,4 milhões de toneladas anuais, a Potássio do Brasil estima atender cerca de 20% da demanda atual de potássio do Brasil. 100% da produção será fornecida ao mercado nacional, reduzindo a dependência de importações e, ao mesmo tempo, mitigando emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Juntas, essas parcerias reduzem significativamente os riscos comerciais e de infraestrutura do Projeto Potássio Autazes.
Em paralelo a implantação do Projeto Potássio Autazes, a empresa implementará, sob a liderança da Prefeitura de Autazes e demais parceiros, mais de 30 programas socioeconômicos e ambientais na região, e apoiará a elaboração e implantação do Plano Bem Viver Mura – em desenvolvimento pelo Conselho Indígena Mura (CIM), que é o representante do Povo Mura de Autazes e os responsáveis pela condução da Consulta Livre, Prévia, Informada e de Boa-fé, concluída em setembro de 2023, em Assembleia Geral realizada na Aldeia Terra Preta da Josefa, com a presença de 94% das aldeias Mura representadas e aprovação superior a 90% dos presentes. O que superou os critérios mínimos estabelecidos no Protocolo Mura que são 60% de quórum e 60% de aprovação.
Contato Assessoria de Imprensa:
CBS Comunicação


