O presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, foi o terceiro palestrante do ciclo de palestras 2023 da Associação Paulista de Engenheiro de Minas (APEMI), realizada na noite de terça-feira, 27, no formato virtual com transmissão pelo Google Meet, e contou com a participação de mais de 50 pessoas. O tema abordado pelo presidente foi: “A Mineração de Potássio na Amazônia – Segurança Alimentar para o Brasil e para o Mundo”, em que ele apresentou o Projeto Potássio Autazes e sua atual fase de licenciamento ambiental.
Adriano Espeschit também falou sobre o protocolo de consulta e consentimento do povo indígena Mura de Autazes e Careiro da Várzea, sobre os passos do protocolo, que possui 7 passos, e as ações utilizadas para informar à população de Autazes e região acerca do projeto da Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash. “Nós estamos agora no terceiro e quarto passos dessa primeira fase de 7 passos”, afirmou Espeschit.
O presidente destacou, ainda, os benefícios que o projeto trará para o agronegócio brasileiro e para a região onde será implantado, como por exemplo, a redução de importação de fertilizantes, a pavimentação da estrada de ligação entre a Vila de Urucurituba e o Lago de Soares e a construção de um porto próximo a Vila de Urucurituba (em Autazes). Espeschit explicou como se dará o processo de extração do cloreto de potássio e sobre a mina subterrânea, que utilizará um método com câmaras e pilares.
Outros pontos abordados pelo presidente durante sua palestra, incluem a duração do projeto, o compromisso da empresa em contratar 80% da mão de obra local, os mais de 30 projetos socioeconômicos-ambientais para serem aplicados em Autazes, e a responsabilidade ambiental da empresa em não deixar resíduos na superfície do projeto e reflorestar uma área dez vezes maior do que a utilizada na implantação do empreendimento.
As palestras da APEMI possuem o objetivo de contribuir com o progresso e com o desenvolvimento da engenharia de minas e têm como foco, a gestão, a eficiência e a inovação.
Conteúdo Produzido Pela Potássio do Brasil