SECRETARIAS DE ESTADO DO AMAZONAS REÚNEM, EM MANAUS, COM A POTÁSSIO DO BRASIL PARA DIALOGAR SOBRE O PROJETO POTÁSSIO AUTAZES

  1. A ação faz parte do Programa Potássio & Comunidades que já reuniu cerca de 1.500 pessoas em Autazes e agora inicia as ações em Manaus.
  2. Nesta primeira ação em Manaus foram mais de 20 secretarias estaduais reunidas para dialogar e conhecer mais sobre a implantação do Projeto Potássio Autazes.

 

AMAZONAS, BRASIL, 13 de maio de 2025 – A Potássio do Brasil Ltda., subsidiária integral da Brazil Potash Corp, empresa que está implantando o maior projeto de fertilizante de potássio do Brasil reuniu ontem, na sede da Secretaria de Administração do Estado do Amazonas (SEAD), em Manaus, mais de 20 secretarias do Governo do Amazonas para dialogar e atualizar os gestores e representantes destas secretarias sobre a implantação do Projeto Potássio Autazes que está em pleno andamento no município de Autazes (AM).

O evento integrou o ciclo de encontros do programa Potássio & Comunidade, com o objetivo de promover a transparência, escuta ativa e fortalecer as relações institucionais, além de apresentar os benefícios sociais, econômicos e ambientais que fazem parte da implementação do projeto. Essa iniciativa em Manaus seguiu uma série de encontros realizados em Autazes, que envolveram mais de 1.500 comunitários em diálogos com a equipe da empresa. O foco é garantir o acesso à informação sobre as etapas do projeto e seus impactos, incluindo a participação ativa de lideranças comunitárias, instituições públicas e sociais.

O evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), contou com a presença de representantes de mais de 20 secretarias e órgãos estaduais, incluindo a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Também estiveram presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Unidade de Gestão Integrada (UGI). A apresentação do projeto foi conduzida pelo presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, que compartilhou informações técnicas e institucionais sobre o empreendimento. O Projeto Potássio Autazes é o maior do Brasil voltado à produção do fertilizante de cloreto de potássio, insumo essencial para a segurança alimentar do Brasil e do mundo, por meio da produção do agronegócio nacional.

Durante sua apresentação, Adriano Espeschit afirmou o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável como prioridade do Projeto. Segundo o presidente, ao viabilizar a produção nacional de potássio, o Projeto contribuirá diretamente para a redução da dependência externa de fertilizantes e para o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos no Brasil, promovendo maior segurança alimentar e incentivando práticas sustentáveis no campo.

Espeschit também abordou o cenário geopolítico e a concentração da oferta global de cloreto de potássio em poucos países, o que torna o Brasil vulnerável a oscilações externas. Ao destacar a relevância estratégica do Projeto Potássio Autazes, ele enfatizou a necessidade de ampliar a autonomia nacional na produção de insumos agrícolas.

Durante o encontro, os representantes das secretarias e órgãos estaduais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre aspectos técnicos e ambientais relacionados à implantação do Projeto Potássio Autazes. Na ocasião, também foram apresentados os programas socioeconômicos e ambientais que integram o Projeto, voltados para o desenvolvimento regional, qualificação profissional, geração de empregos e fortalecimento das comunidades de Autazes e região.

A secretária de Administração e Gestão, Andreza da Silva, destacou a importância do projeto para o interior do estado. “Quando a gente vê um projeto que possa trazer, a quem está lá naquele município, uma vida melhor, uma condição melhor, isso já vale muito”, afirmou. Ela também ressaltou os desafios logísticos do Amazonas e destacou a atuação do poder público em iniciativas como as do Projeto Potássio Autazes que, segundo a gestora, levam infraestrutura, serviços e oportunidades às regiões mais afastadas.

Leia Mais:

Siga Nossas Redes