Na edição de hoje do Tá Na Mídia, trazemos uma reportagem do veículo britânico Financial Times, que destaca o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro no cenário internacional.
A matéria analisa os impactos da guerra tarifária entre Estados Unidos e China e mostra como o Brasil pode se beneficiar da disputa, tanto em volume de exportações quanto em valorização dos seus produtos, em um cenário que amplia a importância da produção nacional de insumos como o fertilizante de potássio.
Com as novas sanções comerciais impostas por Donald Trump, a China tem redirecionado sua demanda por produtos agrícolas, antes atendida pelos EUA, para fornecedores da América do Sul, especialmente o Brasil.
A movimentação do mercado já está refletindo na balança comercial, e enquanto a soja americana perde espaço, as exportações brasileiras disparam.
Em janeiro, as exportações agrícolas dos EUA para a China caíram 54% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, os produtores brasileiros vivem um momento de alta na demanda e nos preços, fortalecendo o papel do país como um fornecedor-chave para a Ásia.
Segundo a matéria, a Europa também pode intensificar suas compras no Brasil, em meio à aplicação de tarifas retaliatórias sobre produtos agrícolas dos EUA. Para o Brasil, o momento é de oportunidade, mas também de responsabilidade em fortalecer sua cadeia produtiva agrícola.
Leia a reportagem completa no link da bio ou acesse o link pago abaixo:
https://www.ft.com/content/3b101afd-b51c-4d64-ba2f-45ad4590e819?sharetype=blocked